quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A cerveja não é o novo vinho!

              Quase todos os dias ouço comparações do vinho com a cerveja. As ditas "frescuras" implantadas no meio cervejeiro acabam influenciando isso, para minar mais ainda a "discussão" vem o quesito hamornização. A incrível mania de comparação da cerveja com o Vinho deixa muita gente confusa. Principalmente o iniciante no mundo das cervejas que está ainda absorvendo muitas teorias sobre o assunto.
              O vinho é tradicionalmente visto como uma bebida nobre há muitos séculos, suas peculiaridades são incríveis, sua gama de sabores e aromas é extensa, mas ele não pode ser patamar para começarmos a entender de cerveja.
               Encare a cerveja de uma forma mais objetiva e direta e que realmente não tem comparativos. Não é porque é um líquido fermentado que as comparações precisam existir. Ou você vai comparar 2 tipos de alimentos preparados com princípios similares?? Imagine, fazer análises de um prato de Frutos do mar com um de Carnes exóticas? E ainda por cima usando os mesmos parâmetros! É óbvio que esta idéia não vai dar certo.
Foto de algum seguidor do Twitter @walscervejas!
              O mais interessante é deixar a cerveja te envolver por completo, desde a embalagem a harmozição que irá acontecer. Ainda temos 2 fatores bem convidativos para que esta harmonização seja realmente perfeita. A presença de CO2, que a cada gole "limpa" suas papilas e os nobres aromas e amargor diferenciado dos Lúpulos.
              Tenho absoluta certeza que se encarar a cerveja como algo realmente novo, sua vida como bebedor só tem a melhorar. Com o tempo seu paladar irá evoluir e cada dia mais nobre a cerveja vai se tornar para você. Afirmo com convicção , mas sem medo de comparativos, a cerveja definitivamente não é o novo vinho! #walsme





José Felipe Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário